Os finalistas do Festival Mundial de Arquitetura (WAF) de 2023 foram anunciados, destacando os projetos de arquitetura mais relevantes em todo o mundo. O anúncio antecede o evento ao vivo, que será realizado em Singapura em Marina Bay Sands de 29 de novembro a 1º de dezembro. O WAF é um programa de premiação de arquitetura com avaliação ao vivo, no qual os finalistas apresentam seus projetos a um painel de jurados durante o festival internacional. Alguns dos finalistas incluem Foster + Partners, Biroe Architecture, COX Architecture, Dabbagh Architects, MAD Architects, entre outros.
A lista de finalistas destaca edifícios concluídos, paisagens e conceitos arquitetônicos inovadores do futuro, divididos em 33 categorias, que variam de residenciais, culturais e reutilização criativa. Os projetos selecionados foram cuidadosamente escolhidos entre mais de 800 inscrições, totalizando 495 projetos de 333 escritórios de arquitetura distintos.
Os finalistas desta competição deste ano abrangem uma ampla variedade de arquitetos, incluindo escritórios de renome mundial como Foster + Partners, UNStudio, Grimshaw Architects, MAD Architects, WilkinsonEyre, Safdie Architects e Nikken Sekkei. Além disso, vários escritórios menores também terão a oportunidade de mostrar seu trabalho, competindo diretamente com os gigantes durante o evento ao vivo. Além disso, os finalistas representam uma presença global, com os dez principais países apresentados entre os finalistas sendo China, Austrália, o Reino Unido, Índia, os Estados Unidos, Irã, Tailândia, Singapura, Canadá e Japão.
Os vencedores competirão pelos seguintes títulos: Edifício do Ano, Paisagem do Ano, Projeto Futuro do Ano e Interior do Ano. Além dessas honrarias, existem vários Prêmios Especiais, incluindo o WAFX, que reconhece designs inovadores que abordam questões globais significativas e também será apresentado entre os projetos finalistas.
O Festival Mundial de Arquitetura estará em Singapura para sua 16ª edição, após a reunião de arquitetos e designers no Marina Bay Sands em 2015. Esta edição segue os eventos anteriores de Lisboa, Amsterdã, Barcelona e Berlim. Além do programa de premiação com julgamento ao vivo e apresentações críticas, o festival deste ano contará com uma programação dinâmica de eventos ao vivo e palestras proferidas por um painel internacional de palestrantes.
A lista completa dos finalistas de todas as categorias pode ser visto aqui.